Aprenda mais sobre AVC
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) popularmente chamado de “derrame cerebral”, é uma doença neurológica caracterizada por sintomas neurológicos de instalação súbita, decorrentes de problemas que acometem os vasos sanguíneos do sistema nervoso central, acarretando diminuição do aporte de oxigênio para as células tendo como consequência a morte dessas células.
Atinge 16 milhões de pessoas ao redor do mundo a cada ano. Dessas, seis milhões morrem. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de medidas urgentes para a prevenção e tratamento da doença.
No Brasil, são registradas cerca de 68 mil mortes por AVC anualmente. A doença representa a primeira causa de morte e incapacidade no país, o que gera grande impacto econômico e social.
Classicamente o AVC pode ser dividido em dois subtipos:
AVC Isquêmico, que é o tipo mais comum, responsável por 80% dos casos. Os sintomas surgem de repente e dependem da área afetada. No acidente isquêmico transitório, os sintomas são passageiros.
AVC Hemorrágico, representa apenas 20% dos casos. Seus sintomas incluem dor de cabeça muito forte, que surge de repente e pode vir acompanhada de perda de força e sonolência.
A partir do início dos sintomas o tempo para tratar o AVC é limitado. Se você suspeitar que você ou alguém próximo está tendo um AVC, imediatamente:
– Ligue para um serviço médico de emergência (192- ambulância SAMU);
– Vá para o hospital preparado para atender casos de AVC.
Mesmo se os sintomas desaparecem em poucos minutos, ligue para o número de emergência (192), pois pode ser sua última oportunidade para evitar um AVC potencialmente fatal.
Cuidados hospitalares, medicações, cirurgia vascular e reabilitação são tratamentos importantes após o AVC.
Dr. José Alexandre B. de Figueiredo Jr.
Médico Neurologista CRM MT 5453/ RQE 2745